Smartphones danificados por cabos de carregamentos ruins são mais comuns do que se imagina, não usar carregadores originais ou homologados podem danificar o sistema de carga do smartphone.
Acima de tudo, usar cabos e carregadores originais e homologados é a forma mais fácil de evitar danos, e é por isso que recomendamos que o cliente procure acessórios com uma certificação MFi*. (Made for iPhone, iPod ou iPad)
Programa MFi
Essa iniciativa foi introduzida no ano de 2005, obviamente esse programa não foi bem recebido pela imprensa, que acusou a Apple de fazer com que as empresas pagassem por esse “privilégio” de fazer acessórios.
Entretanto a Apple se defendeu e argumentou que o programa era uma maneira de padronizar o modo como os fabricantes de acessórios trabalham com os produtos da Apple, para evitar que os usuários se prejudiquem por usar carregadores ruins e cópias falsificadas.
Danos causados por um carregador ruim.
Usar um cabo de baixa qualidade pode queimar o chip Tristar, ou também conhecido como chip U2, esse componente é de extrema importância para a placa-lógica/placa-mãe.
Caso esse chip seja danificado, a capacidade de carregar corretamente do smartphone sera seriamente prejudicada.
Sintomas.
- Não carrega.
- Carga falsa, mostra que está carregando, mas o percentual não muda.
- Erros do iTunes que indicam interrupção por USB.
- Carga da bateria cai de um percentual maior para um percentual menor repentinamente.
- Carrega até um certo percentual e depois para de carregar.
- Descarrega e depois o telefone desliga.
E o mais importante, trocar a bateria ou o dock não corrige o problema, porque o problema está na placa-lógica/placa-mãe.
Cabos MFi.
A importância dos cabos MFi é por conta de que seus cabos possuem um chip interno, que protege o dispositivo de flutuações de tensão, que pode causar danos ao dispositivo, o chip é chamado de E75.
Cabos falsificados.
Os cabos falsificados são produzido através de engenharia reversa no chip E75, o que faz a fabricação mais barata, o chip introduzido direciona a energia sem regulá-la para o dispositivo, consequentemente danificando o chip Tristar.
O mesmo ocorre com carregadores para Macbooks, o ideal é não utilizar carregadores paralelos, os carregadores originais e paralelos possuem grandes semelhanças externas , mas se compararmos internamente, não é a mesma coisa.
Diferenças.
Os originais da Apple possuem diversos circuitos, claramente complexos para garantir a segurança do usuário
Já o falsificado, tem uma placa de baixa densidade, sua fonte de alimentação é simples, um pequeno isolamento para entrada e saída de tensão, como resultado, tornando o uso arriscado.
Os fabricantes de carregadores falsificados não se preocupam com a segurança do usuário, a preocupação deles é obter o lucro máximo, com o minimo de gasto possível.
iClubFix Assistência Especializada Apple.
Nossa assistência possui cabos, carregadores e acessórios 100% originais e homologados, como da Energy2U, Baseus, Geonav, Pisen e Belkin, venha para nossa assistência, a assistência que se preocupa com seus cliente.