Bateria estufada, sinais, causas e o que fazer.

Bateria estufada iClubFix assistência especializada apple troca de bateria de iphone troca de tela de iphone troca de display

Bateria estufada? Veja o que fazer!

Quando um smartphone está com a bateria estufada é um sinal de que ela está velha, mas outras coisas podem levar a uma bateria estufada, que são;

  1. Fonte de alimentação de baixa qualidade.
  2. Utilização durante o carregamento.
  3. Calor excessivo.
  4. Defeitos de fabricação.

Primeiro de tudo normalmente a bateria apresenta sinais que irá falhar, sinais como; desligamentos inesperados, reinicialização inesperada, superaquecimento, não carrega, apresenta carga “falsa”, falha em atualização via USB e baixo tempo de duração.

Mas quando a bateria está estufada, acima de tudo uma intervenção urgente deve ser feita, ainda mais que é arriscado continuar usando um aparelho neste estado.

Como funciona a bateria de íon de lítio.

Para sabermos e entendermos como elas se degradam, precisamos entender como elas funcionam. Sabendo compreender a degradação da bateria, podemos evitar ações que desgastam a bateria, aumentando assim, a vida útil de nossos aparelhos.

Como funciona.

As baterias de lítio funcionam através de uma reação física/química, que movimenta eletrodos e íons de lítio, esse fluxo gera uma corrente elétrica, que alimenta smartphones, notebooks, tablets.

Veja a figura abaixo:

Bateria estufada troca de bateria de iphone

Os íons de lítio migram do ânodo para o cátodo, e os elétrons se movimentam através de um circulo externo na mesma direção dos íons, isso ocorre durante a descarga da bateria, o movimento gera uma corrente elétrica que é enviada pelo circuito para que o dispositivo faça proveito dela.

Já durante a carga da bateria, acontece o inverso, o carregador é uma fonte de energia externa, portanto ele aplica uma sobretensão, forçando os íons de lítio passar na direção inversa. Quando não houver mais íons de lítio para serem atraídos, a bateria está carregada completamente.

como ocorre o estufamento.

Utilizando termos técnicos, o estufamento ocorre quando o composto químico LI-Íon entra em contato com o oxigênio.

Consequentemente ocorre reação química que passa a oxidar o lítio. E essa oxidação causa a expansão dos componentes da bateria e obriga as paredes do componente a se dilatar de modo não planejado.

como evitar uma bateria estufada

Carregamento

Primeiro de tudo  é carregar seu smartphone. Mantenha sempre o nível de energia entre 20% e 80%, pois dessa maneira a célula não trabalhará com extremos e terá um ciclo bem maior.

Temperatura

Não deixe o celular aquecer, se isso acontecer, na tomada ou fora dela, o ideal é desligar o aparelho até ele resfriar naturalmente e completamente, se persistir, procure uma assistência especializada ou acione a garantia do aparelho.

Carregador

De uma checada no carregador, e verifique se é o ideal para o seu celular, também é bom dar uma lida no manual de instruções para usuários, lá você pode encontrar informações como a tensão e amperagem correta.

Carregadores paralelos

Não compre e não use carregadores paralelos, ou de marcas desconhecidas, muitas vezes o barato acaba saindo muito mais caro, itens mais baratos podem se transformar em prejuízos com a manutenção ou substituição do equipamento.

o que pode causar.

Danos no aparelho

Normalmente, um vazamento do composto químico pode danificar outros componentes, como o tela, dock, placa logica, entre outras peças, e também desligamentos, reinicialização e travamentos.

Acidentes

Nessas circunstancias, baterias estufadas, podem causar reações químicas não planejadas e explodir, consequentemente, causando lesões e outros acidentes mais graves.

Conclusão

Agora que vimos como funciona uma célula de íons de lítio, sabemos os motivos que levam a uma bateria estufada e como evitar que isso. Mas, ainda assim, o estufamento pode vir a acontecer, e para casos assim a opção é adquirir uma bateria nova. O investimento é muito menor do que substituir seu equipamento inteiro.

conheça nossas redes sociais

compartilhe com os amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *