Bateria estufada? Veja o que fazer!
Quando um smartphone está com a bateria estufada é um sinal de que ela está velha, mas outras coisas podem levar a uma bateria estufada, que são;
- Fonte de alimentação de baixa qualidade.
- Utilização durante o carregamento.
- Calor excessivo.
- Defeitos de fabricação.
Primeiro de tudo normalmente a bateria apresenta sinais que irá falhar, sinais como; desligamentos inesperados, reinicialização inesperada, superaquecimento, não carrega, apresenta carga “falsa”, falha em atualização via USB e baixo tempo de duração.
Mas quando a bateria está estufada, acima de tudo uma intervenção urgente deve ser feita, ainda mais que é arriscado continuar usando um aparelho neste estado.
Como funciona a bateria de íon de lítio.
Para sabermos e entendermos como elas se degradam, precisamos entender como elas funcionam. Sabendo compreender a degradação da bateria, podemos evitar ações que desgastam a bateria, aumentando assim, a vida útil de nossos aparelhos.
Como funciona.
As baterias de lítio funcionam através de uma reação física/química, que movimenta eletrodos e íons de lítio, esse fluxo gera uma corrente elétrica, que alimenta smartphones, notebooks, tablets.
Veja a figura abaixo:
Os íons de lítio migram do ânodo para o cátodo, e os elétrons se movimentam através de um circulo externo na mesma direção dos íons, isso ocorre durante a descarga da bateria, o movimento gera uma corrente elétrica que é enviada pelo circuito para que o dispositivo faça proveito dela.
Já durante a carga da bateria, acontece o inverso, o carregador é uma fonte de energia externa, portanto ele aplica uma sobretensão, forçando os íons de lítio passar na direção inversa. Quando não houver mais íons de lítio para serem atraídos, a bateria está carregada completamente.
como ocorre o estufamento.
Utilizando termos técnicos, o estufamento ocorre quando o composto químico LI-Íon entra em contato com o oxigênio.
Consequentemente ocorre reação química que passa a oxidar o lítio. E essa oxidação causa a expansão dos componentes da bateria e obriga as paredes do componente a se dilatar de modo não planejado.
como evitar uma bateria estufada
Carregamento
Primeiro de tudo é carregar seu smartphone. Mantenha sempre o nível de energia entre 20% e 80%, pois dessa maneira a célula não trabalhará com extremos e terá um ciclo bem maior.
Temperatura
Não deixe o celular aquecer, se isso acontecer, na tomada ou fora dela, o ideal é desligar o aparelho até ele resfriar naturalmente e completamente, se persistir, procure uma assistência especializada ou acione a garantia do aparelho.
Carregador
De uma checada no carregador, e verifique se é o ideal para o seu celular, também é bom dar uma lida no manual de instruções para usuários, lá você pode encontrar informações como a tensão e amperagem correta.
Carregadores paralelos
Não compre e não use carregadores paralelos, ou de marcas desconhecidas, muitas vezes o barato acaba saindo muito mais caro, itens mais baratos podem se transformar em prejuízos com a manutenção ou substituição do equipamento.
o que pode causar.
Danos no aparelho
Normalmente, um vazamento do composto químico pode danificar outros componentes, como o tela, dock, placa logica, entre outras peças, e também desligamentos, reinicialização e travamentos.
Acidentes
Nessas circunstancias, baterias estufadas, podem causar reações químicas não planejadas e explodir, consequentemente, causando lesões e outros acidentes mais graves.
Conclusão
Agora que vimos como funciona uma célula de íons de lítio, sabemos os motivos que levam a uma bateria estufada e como evitar que isso. Mas, ainda assim, o estufamento pode vir a acontecer, e para casos assim a opção é adquirir uma bateria nova. O investimento é muito menor do que substituir seu equipamento inteiro.