Rastreamento de coronavírus

Apple e Google anunciam novos recursos de privacidade para a tecnologia de rastreamento de coronavírus

Apple e Google anunciam novos recursos de privacidade para a tecnologia de rastreamento de coronavírus.

Os gigantes da tecnologia adicionaram novos recursos de segurança à sua tecnologia de rastreamento de coronavírus nos smartphones iPhone e Android.

Enquanto empresas e governos em todo o mundo combatem a pandemia de coronavírus , Apple e Google estão fazendo alterações na tecnologia de rastreamento de contato que eles desenvolveram para ajudar a informar as pessoas quando elas podem ter sido expostas ao vírus.

A tecnologia de rastreamento de contatos, na qual as duas empresas trabalham há pouco mais de um mês, foi projetada inicialmente para ajudar as pessoas a alertarem umas às outras se alguém com quem eles estavam em contato por um período de 14 dias foi diagnosticado com o coronavírus. Quando o projeto foi anunciado, o CEO da Apple, Tim Cook, e o diretor do Google, Sundar Pichai, prometeram que a tecnologia seria construída com a privacidade em mente.

A tecnologia basicamente funciona ajudando os iPhones da Apple ou dispositivos equipados com o software Android do Google a se comunicar . Eles fazem isso enviando sinais entre si via Bluetooth. Se alguém for confirmado como portador do coronavírus, seus telefones enviarão um novo sinal alertando todos os telefones com os quais entraram em contato nos 14 dias anteriores.

Os esforços da Apple e do Google são apenas as maneiras mais recentes pelas quais grandes empresas de tecnologia vêm trabalhando para ajudar a combater o coronavírus, que matou quase 200.000 pessoas em todo o mundo e infectou mais de 2,7 milhões de pessoas.

Novas proteções de privacidade: Rastreamento de coronavírus

A tecnologia da Apple e do Google segue em construção e deve começar a ser ativado no mês de Maio, com a promessa de se tornar uma plataforma completa, que atenderá somente a pandemia do novo coronavírus e depois será encerrada. Ambas as empresas trabalham em ajustes para melhorar a proteção de dados e esclarecer exatamente como funciona esse rastreamento.

A discussão tem sido publica desde o começo do projeto, com documentos compartilhados junto a pesquisadores, parceiros e críticos de segurança. Para garantir mais segurança, a Apple e o Google prometeram usar uma melhor criptografia, para embaralhar ainda mais as informações de identificação. As empresas também estão de olho nos próprios dados sobre o dispositivo, como o modelo de um telefone e a intensidade do sinal — o que poderia oferecer sua localização mais precisa.

Mudança de terminologia

A Apple e o Google se dispuseram a fornecer suporte para as autoridades de saúde que criarem aplicativos a partir dessa API/plataforma. Elas afirmam que montar um app próprio será fácil e intuitivo e, caso as instituições e profissionais queiram, poderão optar por alguns exemplos já prontos, inclusive com a possibilidade de renomeá-los. Afastando-se do termo amplamente usado “rastreamento de contatos“, que pode aumentar a ansiedade das pessoas preocupadas com sua privacidade. Em vez disso, eles chamam esse sistema de “notificação de exposição” , dizendo que descreve melhor a funcionalidade do programa, enquanto as empresas passam a enfatizar que o programa “preserva a privacidade”.

Esses ajustes já agradaram especialistas em segurança, como Jennifer Stisa Granick, consultora de vigilância e segurança cibernética da organização não governamental norte-americana União Americana pelas Liberdades Civis. “A promessa de que a Apple e o Google desligarão a API é muito bem-vinda. Nós apenas queremos ter certeza de que isso é algo verificável e que haverá uma revisão independente para garantir que os compromissos assumidos sejam cumpridos”, comentou.

Agora, as empresas devem seguir com o cronograma de desenvolvimento até meados de maio, quando os programadores das autoridades interessadas devem recebem as APIs. Em seguida, os utilitários devem ser lançados ainda no mês que vem, quando veremos se as pessoas realmente vão adotar esse programa.

conheça nossas redes sociais

compartilhe com os amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *